18 fevereiro 2011

ARQUITETURA - Em busca da natureza...

Que a arquitetura tem, cada vez mais, sido pensada para aproveitamento das condições naturais do ambiente não é novidade. Aliás, um belo exemplo é essa ponte aí embaixo, projetada por arquitetos italianos. Para quem já visitou o país e, principalmente, andou pelas estradas, conhece aquelas pontes altíssimas, entre duas montanhas. Agora, os arquitetos Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino apresentaram a "Solar Wind" : integrando 26 turbinas eólicas e painéis solares no asfalto, a ponte poderia gerar 47 milhões de quilowattts por ano (solar vento, get it?).



Agora, mais além, vieram as arquiteturas em formas naturais. Literalmente. E temos dois exemplos excelentes disso.

Primeiro, o novo prédio do Ministério da Agricultura do Catar (sediador da copa de 2022). O edifício tem formato de cacto, plantinha típica do deserto! E não é só na forma, não: as janelas possuem "máscaras", que, dependendo da intensidade do sol, podem ser acionadas para afastar o calor de dentro do edifício (parecido com o cactos (planta), que deixam para transpirar à noite, a fim de reter água).


E, segundo, a sugestão do arquiteto Vincent Callebaut para o Haiti (atingido por forte terremoto em 2010): uma construção em alto mar, inspirada em um recife de coral. A estrutura poderia abrigar cerca de mil famílias e seria autosuficiente energeticamente. Seriam dois edíficios, com um "cânion" no meio, onde haveria um ecossistema tropical. Dentro de cada apartamento, haveria um lote de terra para a família cultivar seu alimento.



É, pró mundo.

Fonte: Portal Exame - SolarWind, Catar e Haiti





Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br