17 fevereiro 2011

FINANÇAS - Grameen Bank chega ao Brasil

Se você não sabe o que é, calma. Mas garantimos que é uma notícia e tanto.


O Grameen Bank foi fundado há 35 anos, em Bangladesh, com uma proposta revolucionária: um programa de microcrédito, hoje replicado em mais de 40 países! Um banco com uma proposta social.

O nome do idealizador desse banco é o bangalês Muhammad Yunus, esse mesmo que ganho o Nobel da Paz em 2006.
 Nesse modelo, são  "emprestadas" quantias pequenas para pessoas em condições de pobreza, estimulando-as a sair dessa situação. Mas nada de caridade. A pessoa deve pagar o empréstimo e os juros dele, já que, como qualquer banco, o objetivo do Grameen Bank é lucrar (ainda que todo lucro seja reinvestido no próprio negócio).

"O nosso verdadeiro faturamento é o impacto social que causamos. Está na melhora da vida das pessoas."
H.I.Latifee, diretor-gerente do Grameen Trust, empresa-irmã do Grameen Bank

Esse mesmo diretor é quem está no Brasil para assinar um empréstimo de U$ 6 milhões contraído de um banco doméstico, que logo saberemos o nome.
No Brasil, como já implantado em outros países da América do Sul, os empréstimos deverão ser, em média, de U$ 200. Os juros, de 20% a 25%. E toda semana quem tomou o empréstimo deve prestar contar, pagar juros e direcionar uma parte para poupança.
Para quem gostou da ideia, o agradecimento deve-se ao escritório Mattos Filho, há 15 anos no mercado financeiro brasileiro. Uma de suas sócias, Marina Prockonor, passou três semanas em Bangladesh estagiando no Grameen, outubro passado, e de lá acertou que o Mattos Filho seria o escritório do banco no Brasil.
As pessoas podem começar com atividades simples, como produção caseira de doces (aliás, as mulheres, que são quem mais desenvolvem essas atividades, representam 97% dos clientes do Grameen Bank no mundo). O objetivo é ensiná-los a lidar com o dinheiro, contraindo maiores empréstimos até conseguir montar o próprio negócio. Com padrão de vida melhor, devem ser atendidos pelos bancos de varejo tradicionais.


Fonte: AsBoasNovas, GrameenBank

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br