08 fevereiro 2011

COMUNICAÇÃO: Mobile Marketing - Biiiiiip, quer um crédito?

Primeiro, para recapitular: Mobile Marketing é o termo utilizado para definir ações de marketing realizadas através de celulares ou dispositivos móveis. Utilizado para campanhas que utilizam: SMS, MMS, jogos, mobile sites (páginas da internet para dispositivos móveis) e ações com conteúdo multimídia entregues via bluetooth.
Quem nunca entrou em um shopping e recebeu uma bela mensagem de boas vindas, não é mesmo?

Pois bem. Já foi muito falado sobre essa forma de comunicação direta com o consumidor. Inclusive aqui no blog, já falamos sobre os 66% de aceitação de Mobile Marketing em um público entrevistado em São Paulo (para ver o post completo, é só clicar aqui).


Mais tarde ainda, a Mundo Marketing também publicou uma matéria mostrando a relevância que o Mobile Marketing estava ganhando, mostrando grandes empresas como Unilever, Nivea e Ford aderindo às ferramentas móveis.

Este ano, então, começaram com tudo. Isso porque agora quem ganha com essa publicidade é o consumidor, literalmente. Pelo menos, é o que tem sido visto nos Estados Unidos e Japão. Nesses países, clientes pré-cadastrados poderão receber comerciais em forma de vídeo em seus celulares. Ao assistirem esses vídeos, adivinhem? Eles ganham créditos em ligações ou descontos na próxima conta (agora imagina o que ganhariam os telespectadores da Hulu...).

E quer prova maior da dificuldade das empresas em prender a atenção de seus clientes?
Na verdade, essa iniciativa é mais uma dentro da evolução da propaganda:
Primeiro, os comerciais eram inseridos nas mídias convencionais: rádio, jornal e TV. Depois, invadiram espaços menos óbvios, como cinemas e shows. Daí para estabelecimentos comerciais e para o próprio espaço público, foi um pulo. Tudo na intenção de conseguir, ainda que por alguns segundos, a atenção de um consumidor saturado de mensagens." (Andre D´Angelo, Revista Amanhã)

E aí, vai pagar ganhar pra ver??

Fontes: Wikipedia, Revista Amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br