22 fevereiro 2011

INTERNET - Netnografia, antropologia virtual

Para explicar Netnografia, temos que começar por onde ela começou (ok...): na Etnografia! A Etnografia é a ciência que descreve povos (seus costumes, raça, língua, religião, etc). E como faz isso? Pela observação in loco. E sim: uma bela ferramenta de estudo de mercado.
Pois bem. A Netnografia nada mais é que esta mesma ciência. A diferença é que, com ela, o estudo acontece através da internet (o que significa custos bem mais baixos, diga-se de passagem).


Através dessa pesquisa pela internet, é possível obter maior qualificação de informação sobre grupos específicos, principalmente pelas redes sociais.
A REDBlog realizou uma Netnografia em uma de suas seguidoras do Twitter, a Andreia. Apesar do pouco tempo que tiveram, puderam apresentar uma relativa profundidade no comportamento da Andreia, somente através de pesquisa em seus diferentes perfis em redes sociais.
Viu-se sua idade, cidade, viagens, sites de compras. Além disso, a principal "paixão" da Andreia é a fotografia. Bom exemplo para uma empresa que trabalha com equipamentos fotográficos e que gostaria de entender melhor seu público.

Para conferir a apresentação completa, é só clicar aqui.

Para quem quer saber mais sobre a Netnografia, pode acessar o MundodoMarketing, ou o site Netnografando.

Fonte: REDBlog

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br