08 abril 2011

INTERNET - 26 maneiras de engajar clientes, com vídeos - Parte I

Essa semana está sendo para as listas! Já falamos das 500 empresas mais valiosas do mundo, as 10 empresas mais invoadoras do Brasil e, agora, este - que será divido em duas partes.

O Social Media Examiner apresentou 26 maneiras de engajar clientes ou potenciais clientes (ou, se preferir, de A a Z). Como? Através de vídeos. Eles podem melhorar a comunicação e colaboração com os clientes, além de apoiar e direcionar novos negócios.
Vamos apresentar todas elas, em 2 posts.


1. Face Time, da Apple: um nova opção de vídeos chamadas para Mac, iPhone e iPad 2, popularizando o serviço. E já existem empresas pretendendo usar o FaceTime para oferecer atendimento ao cliente por vídeo chamada.



2. Bastidores: as empresas podem mostrar como o processo de criação interno funciona, seu dia a dia. São ações que os clientes normalmente não veem, mas talvez estejam interessados em conhecer.


3. Estudos de Caso: com vídeos curtos, é possível apresentar a seu público suas ações, o que poderia aumentar o engajamento. Niall Harbison selecionou os 10 melhores nessa lista aqui. E segue um exemplo:



4. Diários pessoais em vídeo: pessoas ou grupos de pessoas conversando com uma câmera podem dar uma pequena mas profunda aproximação. Nesses vídeos, podem ser ditas pequenas dicas sobre determinada empresa. O próprio Social Media Examiner fez um:



5. Email: para ser um bom destino para vídeos, já que quem recebe tende a ficar curioso sobre o conteúdo. Cuidado apenas com o formato de email que se usa.


6. Facebook: bom lugar para postar um vídeo. O que aparece nas atualizações dos usuários vai depender de um certo número de fatores de otimização. O que acontece é que um vídeo ocupa mais espaço destes fatores, o que torna mais provável que seu vídeo apareça nas atualizações.



7. Get Seen: um "must read" de Steve Garfield, com diversas dicas e direcionamento de como criar um vídeo pop.



8. Humanize com diversão: que tal os próprios funcionários criarem um vídeo? Para isso, divirtam-se. Assim, é possível mostrar a cultura interna e o negócio sem que a audiência sinta como propaganda.



9. Isso, entreviste: realizar entrevistas (gravadas) faz com que as pessoas conheçam seu negócio. Além disso, websites com vídeos tendem a ser mais "queridos".


10. Jing: plataforma que grava 5 minutos do que você está fazendo em seu computador. Depois, só compartilhar online. Ótima ferramenta para demonstrações à distância.



11. Influenciadores Chave (Key): quem são os influenciadores chave do seu setor? Pois vá atrás dele, entreviste-os, mostre proximidade.


12. LinkedIn: adicione vídeos na rede.


13. Mini documentários: Thomas Clifford apresenta 5 ingredientes para bons vídeo. Música, entrevistas, eventos ao vivo anteriores, durante e posteriores.




Seguir para Parte II?


Fonte: Social Media Examer


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