Começando com o @pensamentoverde, no Twitter, lançou agora o site/web para disseminar ainda mais as propostas, notícias e ações (além de também terem uma página no Facebook). Na verdade, até comentamos deles no post sobre a Hora do Planeta, lembram? Pois foi a Pensamento Verde a grande apoiadora da ação em Porto Alegre, e responsável pelo clipe feito com bandas/músicos gaúchos para aquele dia.
Agora, ficamos felizes em apresentar a coluna do Diego Veiga, sócio-diretor e co-fundador aqui da InexMarketing, no site da Pensamento Verde. A Inex se identifica com o trabalho da Pensamento Verde, que acredita na aproximação de conceitos e práticas sustentáveis na vida das pessoas, através de uma comunicação simples, direta e "não-chata".
Segue, então, a coluna do Diego Veiga, na íntegra:
"
Estréias podem mesmo ser complicadas. Em cada caso, um motivo.
Quando o Felipe Denz me convidou para escrever uma coluna periódica aqui no Pensamento Verde falando sobre sustentabilidade, logo de cara pensei: FECHADO!
Isto, não só pela admiração que tenho pelo assunto, não só pela oportunidade de interagir rápida e instantaneamente com pessoas com o mesmo interesse (o que é um grande presente da web), não só pela grande pessoa que fomenta esta iniciativa, mas sobretudo pela importância do assunto e possibilidade de externar (e por que não, testar) qual a aderência de algumas reflexões e iniciativas que estão acontecendo por aí (e na minha cabeça) relacionados ao tema.
É claro que não posso deixar de trazer explicitamente um vínculo com o ambiente de negócios, meu dia-dia, e que sem dúvida será a principal ‘lente’ utilizada para trazer insights, reflexões e [devo estar louco] transformações na forma de pensarmos alguns paradigmas do mundo corporativo.
Ok, mas o que isso tem a ver com a tal dificuldade da estréia? A dificuldade reside justamente em encontrar uma proposta de coluna que possa atender as duas partes: a dos leitores do site (que ainda não conheço o perfil) visualizando relevância naquilo que irão ler; e a minha, que não sou um especialista em questões ambientais, sociais, etc. senão através do reflexo mercadológico destas características e comportamentos. Entretanto, acredito radicalmente que determinadas questões vinculadas a este tema devem ser ditas e/ou discutidas independente de quem agrade ou desagrade.
Pois bem, chegamos então na minha proposta: aqui você irá encontrar em cada coluna sempre duas coisas. Tanto uma reflexão (e quase que invariavelmente uma posição pessoal) sobre como tenho percebido e evidenciado a sustentabilidade sendo discutida e praticada no mundo das marcas, como algum exemplo de produto, empresa, solução, posicionamento, etc. que considere interessante compartilhar com o perfil de leitores do blog (e da coluna) que ainda hei de descobrir com maior precisão.
Negócios, empresa, marca, comunicação, design, lucro, pessoas, meio ambiente, pobreza, riqueza, luxo, consumo, comportamento, inovação e por aí em diante. São todos temas perfeitamente compatíveis de serem questionados e analisados sob a luz da sustentabilidade, certo? Pois a isto me proponho.
A fim de não me estender demais nesta primeira apresentação mas também já buscando promover alguma reflexão, penso que talvez uma das grandes missões e deveres daqueles que se envolvem intrinsecamente com o assunto sustentabilidade seja criar mecanismos e formas que possam esclarecer e desmitificar este tema que passa pela direta e limitada interpretação de muitas pessoas como uma questão ‘meramente’ ecológica. Talvez uma lidinha básica em um pequeno texto, como este link, já possa trazer alguma luz para que os pensamentos verdes que por aqui passem não se limitem única e exclusivamente a preservação de recursos naturais.
FECHADO?
Afinal de contas, esta tentativa de acordo nada mais é do que uma intenção de construção sustentável deste espaço.
"
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?
Nenhum comentário:
Postar um comentário